• Como ajudar?

    Você pode fazer a diferença na vida de muitas crianças, jovens e adultos. Basta fazer sua doação de tempo, material ou dinheiro para a ONG Projeto Artes. Faça uma visita ou entre em contato com a gente. Teremos prazer em te mostrar o Projeto. Clique no link "Onde Estamos" e saiba mais informações. Contatos: (27) 3366-0864 projetoartes@hotmail.com
  • Coloque seu e-mail para receber novidades e notificações da ONG Projeto Artes!

    Junte-se a 10 outros seguidores

  • julho 2009
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • Posts antigos

  • Anúncios

Voluntários prestam serviços pela internet

| Leia essa matéria foi publicada no site do Jornal Nacional.

Voluntários prestam serviços pela internet

No Brasil, mais de 10 mil pessoas usam a rede para dar assistência voluntária e gratuita a diversas entidades em todo o país.

“Às vezes, é uma questão simples de olhar um documento e saber se aquele documento vale ou não. Existe muita gente precisando de ajuda e existe um monte de gente que pode ajudar. Isso é o mais importante. Nós podemos ajudar hoje com cinco minutos da nossa vida”.

A tecnologia está facilitando a vida de quem deseja ajudar as pessoas mais necessitadas. No Brasil, a internet se transformou numa importante aliada dos voluntários.

São quatro horas por dia de atividades que enchem de alegria estas crianças especiais. Tudo tem a supervisão de gente especializada. O Instituto Gabi foi criado para ajudar 67 famílias de baixa renda de São Paulo, com o apoio de voluntários, que oferecem serviços pela internet.

“Aquele tempo que você gastaria se deslocando de um lugar a outro, fazendo uma reunião ou vários contatos, você faz online”, afirmou Francisco Sogari, fundador do Instituto Gabi.

Foi Alexandre quem criou a personagem que hoje é símbolo da organização e que faz parte das campanhas. Todo o trabalho foi feito pelo computador e entregue pela internet.

“De carro dá mais de duas horas, é impraticável, você perde o dia para ir e voltar. Eu pensei que o tempo estava escasso, mas o talento eu posso tentar”, disse o cartunista Alexandre Nagado.

Na internet não há distancia para quem quer ajudar. No Brasil, mais de 10 mil pessoas usam a rede para dar assistência voluntária, gratuita, a diversas entidades em todo o país. Gente que doa um pouquinho do tempo livre que tem para melhorar a vida de quem precisa.

“É muito mais fácil, você não precisa se deslocar, não precisa ir até uma organização. A pessoa recebe uma tarefa, ela tem um número de dias para cumprir essa tarefa e um número estimado de horas. Dentro disso, ela se organiza”, explicou Fernanda Sá, presidente do Voluntários Online.

Fernanda criou uma página na internet que funciona como um elo entre os voluntários e as instituições que precisam de ajuda. São tarefas em áreas como advocacia, contabilidade, pedagogia e nutrição.

Quase todos esses voluntários que ajudam pela internet têm emprego ou estudam, metade nunca havia feito este tipo de trabalho antes e a maioria é jovem: tem entre 16 e 40 anos de idade.

Há cinco anos, Bartholomeu Augusto Dias usa a internet para dar assessoria jurídica gratuita a quem precisa. Mesmo com o dia atarefado, viajando, ele aproveita os intervalos para tirar as dúvidas que chegam pelo computador.

Anúncios

2 Respostas

  1. Rina , muito legal isto. mas faltou o contato para espalhar.

    • contato de qu?? Do Projeto Artes? Tem ali do ladino :/ …………………………………………………. http://www.meadiciona.com/rinapri

      “Desse momento escarlate quero a flor, o beijo, o chocolate… O riso, a criana e a retreta… O gozo, a lua, a borboleta… O caracol, o mi-bemol a alfazema… Pra quando o vermelho ficar esmaecido, eu poder conservar meu colorido nas reticncias azuis de algum poema” (Coloridos, Flora Figueiredo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: